O clube da Luz, em desvantagem no marcador, tentou chegar com perigo à baliza de Helton, mas foi mesmo a equipa da casa a aproveitar os espaços deixados em aberto no sector defensivo do Benfica, aumentando a vantagem no marcador para dois golos, por intermédio de Falcao que, a passe de Belluschi, introduziu, de calcanhar, a bola nas redes protegidas por Roberto aos 24 minutos.

Logo de seguida, aos 28, foi feito o terceiro golo dos ‘dragões’. Com os mesmos intervenientes do segundo tento, Belluschi serviu Falcao para o segundo golo do avançado portista e o terceiro no marcador.

Até ao intervalo, a equipa orientada por Jorge Jesus não conseguiu reagir às jogadas de ataque fulminantes produzidas por Hulk e companhia, mas o resultado não se alterou até ao apito do árbitro para o descanso.

Na segunda metade da partida, previa-se um FC Porto mais defensivo e um Benfica mais atacante, mas isso não aconteceu, já que o sector do meio campo benfiquista não conseguia fazer circular a bola, muito graças à pressão alta exercida pelos atacantes da casa quando não tinham a bola em sua posse.

Aos 65 minutos, o Benfica sofreu um revés crucial, com a expulsão do capitão Luisão, após agredir Guarín com o cotovelo quando o médio portista exercia pressão sobre o defesa. Com esta expulsão, as ‘águias’ desanimaram, e só conseguiram chegar com perigo à baliza de Helton muito perto do final do jogo, por Aimar.

Aos 79 minutos, Hulk faz o quarto golo dos ‘dragões’, após grande penalidade arrancada sobre Fábio Coentrão, e ao cair do pano, fuzila novamente a baliza de Roberto, desta vez fruto dum remate potentíssimo do lado esquerdo, sem hipótese nenhuma para o guarda-redes espanhol.

Ficha de Jogo:

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto -- Benfica, 5-0.

Ao intervalo: 3-0.

Marcadores:

1-0, Varela, 12 minutos.

2-0, Falcao, 24.

3-0, Falcao, 28.

4-0, Hulk, 80 (grande penalidade).

5-0, Hulk, 90.

Equipas:

- FC Porto: Helton, Sapunaru, Maicon, Rolando, Álvaro Pereira, Gaurin (Walter, 87), Belluschi (Rúben Micael, 79), João Moutinho, Hulk, Varela (James Rodriguez, 84) e Falcao.

(Suplentes: Beto, Fucile, Otamendi, Souza, Ruben Micael, James Rodriguez e Walter).

- Benfica: Roberto, Maxi Pereira, Luisão, Sidnei (Gaitan, 46), David Luiz, Javi Garcia, Carlos Martins (Roderick, 72), Pablo Aimar, Fábio Coentrão, Salvio (Rúben Amorim, 79) e Alan Kardec.

(Suplentes: Júlio César, Ruben Amorim, Roderick, César Peixoto, Franco Jara, Gaitan e Saviola).

Árbitro: Pedro Proença (Lisboa).

Acção disciplinar: Cartão amarelo para Carlos Martins (19), Maxi Pereira (30), Álvaro Pereira (45+1), Alan Kardec (62), Salvio (76), Fábio Coentrão (78), Hulk (80) e João Moutinho (85). Cartão vermelho direto para Luisão (66).

Assistência: 49 817 espectadores.